Artigos e Publicações

CETESB Metodologia de Inventário de evaporação de combustível no ABASTECCETESB Metodologia de Inventário de evaporação de combustível no ABASTECIMENTO

Para a redução do ozônio troposférico é necessário reduzir seus poluentes precursores, entre eles os compostos orgânicos voláteis (COV). Atualmente a CETESB contabiliza no inventário de emissões de fontes móveis apenas as emissões ocorridas no veículo e não no abastecimento. Para calcular as emissões de COV emitidos no abastecimento de veículos movidos a gasolina e etanol, é necessário saber a taxa de evaporação desses combustíveis. Em posse dessa taxa é possível calcular a emissão de cada combustível e somar esse valor às demais emissões de COV. Os resultados obtidos demonstram que a emissão no abastecimento é significativa e há necessidade da inclusão da taxa de evaporação no abastecimento no inventário anual de fontes móveis, bem como uma pesquisa nacional sobre a evaporação desses combustíveis comercializados no Brasil.

Portaria 1109 - Anexo2 nr09 Exposição ao BenzanoPortaria 1109 - Anexo2 NR09 Exposição ao Benzeno

Aprova o Anexo 2 - Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis - PRC - da Norma Regulamentadora nº 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA.